29/08/2007

Você compraria um telefone celular Google

Confesso que sou um "googleciado" e "tecnofílico", e compraria um celular do Google tão logo aparecesse no Mercado Livre ou no Submarino. Será que existe algum cadastro por aí para espera?

'gPhone': celular do Google pode chegar já em setembro

O Globo Online RIO - O "gPhone", celular que o gigante de internet Google estaria preparando para concorrer com o iPhone , aparelho da nova geração da Apple, pode chegar ao mercado mundial ainda em setembro. O portal de buscas teria escolhido um prazo de duas semanas para o lançamento do projeto, e uma das datas fortemente defendidas pelo Google seria o dia 3 de setembro, feriado do Dia do Trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos, informou o blog Engadget .


Citando fontes diretamente envolvidas no projeto do celular na sede do Google, o blog de tecnologia confirmou rumores publicados em março , de que o "gPhone" seria baseado em um sistema operacional de código aberto do tipo Linux em seu cerne (kernel) e custaria em torno de US$ 100. A plataforma teria sido criada pela Android, desenvolvedora de soluções baseadas em sistemas abertos, adquirida pelo Google em 2005.

Ainda de acordo com o blog, o termo "gPhone" não envolveria exclusivamente o lançamento de um aparelho de telefonia celular de baixo custo, mas de vários modelos adotados por alguns fabricantes, como a HTC e a Samsung. Os aparelhos serão habilitados com tecnologias da Google, como um sistema de monitoramento GPS, o serviço de mapas GoogleMaps e os aplicativos Docs e Gmail.

Mark "Rizzn" Hopkins ( http://www.rizzn.com), um dos blogueiros mais envolvidos no assunto nos Estados Unidos, citou fontes para confirmar que o gPhone não se limitará a um telefone celular concorrente do iPhone, mas que poderá, inclusive, disputar espaço com o laptop popular XO, criado pela organização não governamental Fundação OLPC (One Laptop Per Child), do teórico Nicholas Negroponte. O XO, cujo custo de produção chega a US$ 170, está sendo adotado por governos de países em desenvolvimento para a inclusão digital de populações carentes - inclusive no Brasil.

Os rumores a respeito do lançamento do gPhone têm se fortalecido nas últimas semanas com a aproximação das festas de fim de ano, e vêm sendo reforçados por diversas fontes envolvidas no projeto em blogs especializados. Algumas das afirmações mais contundentes da semana partiram do blog CruchGear . Segundo fontes citadas pelo blogger, a HTC, líder asiática na produção de eletrônicos, já estaria produzindo uma versão do "gPhone".

Em janeiro deste ano, Beto Largman, do blog "Feira Moderna" do Globo Online , destacou as suspeitas de que o gPhone, à época chamado de "Google Switch", contaria com tecnologia da Samsung.


Publicada em O Globo On-Line, em 29/08/2007 às 11h40m
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/08/29/297492993.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar constrangimentos, os comentários deverão ser aprovados, antes de serem publicados.