07/07/2013

Microondas é usado para adulterar cheques

Recebi por email e fui atrás. Conformei que a notícia foi publicada em diversos sites (na época). ANotícia do ClicRBs publicou a matéria abaixo em 2008. Não sei como anda a coisa hoje em dia, mas vale a pena ficar de olho.



Perito criminal famoso no Brasil por descobrir fraudes em cédulas, cheques, documentos e na internet, Arnaldo Ferreira dos Santos alerta para as máquinas que preenchem cheques. Segundo ele, em junho, 11 cheques foram "lavados" na Grande Florianópolis, na expressão utilizada pela polícia para falsificação de valores.

Arnaldo explica que as máquinas preenchem os cheques com toner (usado nas impressoras para formar texto e imagens em papel), e os falsificadores conseguem retirar essa tinta. Sobra somente a assinatura da vítima. "O cheque é levado ao microondas e a uma certa temperatura as partículas de tinta começam a se soltar. Normalmente, isso não é serviço do comerciante que recebe o cheque e sim de terceiros, que receberam a ordem de pagamento dos donos de comércio."

O perito recomenda preencher o cheque com caneta, mas ainda assim com atenção. "Não pode existir espaços entre as palavras. Tudo para que um cheque de R$ 10 mil não vire R$ 18 mil", explica Santos, que dá cursos sobre o assunto no País.
Como evitar fraudes
CHEQUES
- Cuidado com o preenchimento em máquinas (prefira preencher a caneta).
- Não deixe espaço entre as palavras e os números.
- Observe a seqüência da linha louca (traço que atravessa o documento de alto a baixo), que cada banco tem um estilo. Se não tiver continuação correta, o cheque pode ser falso.
COMPORTAMENTO DO FRAUDADOR
- Compra produtos sem se preocupar com tamanho, modelo e cor.
- Não fornece os documentos e sabe os números de cor, ou então os apresenta escritos em um papel.
- Compra em horário de fechamento da loja e demonstra pressa.
- Tem preferência pela caixa registradora mais perto da porta.
- Explica que a mão com a qual assina está ferida, a fim de justificar lentidão ou diferença de assinatura.
- Compra em dupla. Uma das pessoas procura distrair o atendente e facilita a liberação das compras.

Copiado de: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar constrangimentos, os comentários deverão ser aprovados, antes de serem publicados.